Tenho prótese mamária, posso amamentar?

Uma das dúvidas frequentes de quem tem prótese de silicone é se haverá algum problema na hora da amamentação. A prótese de silicone em si não altera a glândula mamária.

Existe mais de uma técnica para o implante de silicone. Por isso, quem deseja ter filhos e colocar a prótese deve conversar abertamente com seu cirurgião plástico de confiança.

Quais técnicas de implante de silicone não atrapalham a amamentação?

✓ Incisão axilar

Técnica que coloca o implante de silicone pelas axilas e sem cicatrizes aparentes nos seios.

✓ Incisão inframamária

Uma técnica mais comum na qual o cirurgião plástico realiza um corte abaixo da mama. Esta incisão é a mais utilizada por não haver necessidade criar um espaço maior do que necessário para o silicone, trazendo menos riscos de deslocamento, além de o cirurgião não precisar criar túneis de acesso, agredindo menos a mama e sua funcionalidade.

O tamanho da prótese atrapalha a amamentação?

Se a prótese for muito grande, o que pode atrapalhar é o momento da pega do bico do seio pelo bebê. Será necessária uma adaptação da mãe com as próprias mãos, mas isso não significa em produção menor de leite.

É preciso esperar para engravidar após a colocação do silicone?

A partir do momento em que a cirurgia é realizada, o corpo e o organismo se adaptam ao silicone. Por isso, não é necessário esperar para engravidar, a partir de quando o seu cirurgião plástico liberar do pós-operatório. O que não é recomendado é realizar a cirurgia durante a gestação, quando já estiver amamentando, ou menos de 6 meses do término da amamentação.

Após a amamentação, os seios “caem” mesmo com o silicone?

É um processo natural que a pele dos seios fique flácida após a amamentação devido ao leite que a fez “esticar”, e, quando vazios, os seios tendem a murchar. Existem algumas opções que devem ser discutidas com seu cirurgião plástico, como a troca da prótese, a retirada do excesso de pele ou até a técnica que o médico irá utilizar.

Se você pretende colocar silicone e engravidar, converse com seu cirurgião plástico de confiança, que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, para que sejam pensadas todas as suas opções.

Veja como encontrar um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica:

Publicações relacionadas