Cirurgia plástica de fissura labiopalatina

A fissura labiopalatina é uma fenda ou abertura no lábio e no palato, popularmente conhecido como céu da boca. Essa fenda pode estar presente em ambos ou somente um. O palato e o lábio se desenvolvem separadamente e depois “se juntam”, quando isso não acontece, forma a fissura.

Estudos indicam que diversos fatores podem causar essa condição, desde questões genéticas até ações de fatores externos, como bebida alcoólica, remédios e cigarros.

O tratamento é multidisciplinar, ou seja, o bebê deve ser acompanhado por vários profissionais durante o seu crescimento, como cirurgião plástico, fonoaudiólogo e dentista. O cirurgião plástico irá avaliar a necessidade da cirurgia e, principalmente, quando ela deve ser feita para que o paciente recupere a funcionalidade do palato e do lábio.

No Brasil, existem estabelecimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) para este tipo de atendimento. E, para o constante aprimoramento dos cirurgiões plásticos, a Smile Train, uma instituição sem fins lucrativos presente em várias partes do mundo, qualifica os especialistas neste tipo de cirurgia, tornando-os mentores de outros cirurgiões plásticos. É o conhecimento qualificado circulando e atendendo cada vez mais a população brasileira.

Para conversar sobre fissura labiopalatina e tirar dúvidas, o portal PlásticaeVC convidou o Prof. Dr. Nivaldo Alonso, Professor Associado Livre Docente Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Diretor do Conselho Médico Consultivo da Smile Train Brasil, Chefe técnico da Seção de Cirurgia Craniofacial do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, para nosso podcast de estreia.

Dr. Nivaldo explicou o que é essa condição, como os responsáveis devem agir e o papel do cirurgião plástico no tratamento.

Confira!

Publicações relacionadas