Otoplastia: você sabe o que é?

Você, talvez, nunca tenha ouvido falar em otoplastia, mas o termo “orelhas de abano”, é provável que já tenha escutado. A otoplastia é a técnica cirúrgica indicada para orelhas salientes, desfiguradas, proeminentes ou com alguma outra má-formação passível de correção por meio de cirurgia plástica.

Saiba mais:

Com esta técnica, o cirurgião plástico pode criar ou aumentar o anti-hélice (apenas dentro da borda da orelha) ou reduzir a cartilagem da concha (a concavidade maior e mais profunda do ouvido externo). As incisões para otoplastia são geralmente feitas atrás da orelha. Quando é necessário realizar incisão na parte da frente, elas são feitas nas dobras para escondê-las. Já na parte interna, a sutura não removível é usada para criar e fixar a cartilagem recém-moldada.

O cirurgião plástico é o especialista indicado para realizar a otoplastia, ou a cirurgia de orelha, pois é quem possui o conhecimento técnico para fazer incisões precisas com o mínimo de cicatriz, dentro da realidade do quadro do paciente, sem prejudicar a funcionalidade e devolvendo a autoestima, a saúde e o bem-estar de quem se submete a esta cirurgia.

A otoplastia também pode ser realizada por adultos que não tiveram a oportunidade de serem submetidos a essa cirurgia quando criança, ou que desejam corrigir o resultado de alguma cirurgia prévia.

Escolha um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e tire suas dúvidas! Veja como é fácil encontra um cirurgião plástico:

Publicações relacionadas