Saiba mais sobre a lipoaspiração

Você mantém uma rotina de exercícios, de controle do peso e hábitos alimentares saudáveis, mas ainda assim tem gordura localizada e insatisfação com o contorno do corpo e quer melhorar a aparência e sua autoestima? Um dos procedimentos utilizados pela cirurgia plástica é a lipoaspiração.

Lipoaspiração: o que é e como é feita

Como o nome já diz, a lipoaspiração é uma cirurgia que aspira, por meio de ductos ou cânulas finas, o excesso de gordura localizada sob a pele em certas partes do corpo, como coxas, braços, pescoço, cintura, costas, parte medial do joelho, peito, bochechas, queixo, pernas e tornozelos, remodelando e melhorando a proporção do corpo. Esta gordura localizada pode ser derivada da variação do peso, falta de exercício físico ou até por condições genéticas.

É importante que estar ciente que a lipoaspiração não é uma solução para o tratamento da obesidade.

Lipoaspiração e lipoescultura são o mesmo procedimento?

Enquanto a lipoaspiração retira o excesso de gordura, a lipoescultura usa essa gordura que foi sugada como enxerto para outras regiões que necessitam de preenchimento. Mas isso não significa que a lipoaspiração não modele seu corpo. Pelo contrário, ela é a principal técnica para a modelagem. O cirurgião plástico indicará o melhor procedimento.

Qualquer pessoa é candidata à lipoaspiração?

É fundamental cumprir a maior parte dos requisitos para uma cirurgia ainda mais segura e um pós-operatório satisfatório:

• Procurar um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP);
• Ser maior de 18 anos;
• Não ser fumante;
• Não estar muito acima do seu peso, no máximo 30% além;
• Ter boas condições médicas de uma forma geral;
• Estar ciente que a lipoaspiração não é o procedimento definitivo, é preciso manter os bons hábitos alimentares e uma rotina de exercícios antes e depois da cirurgia;
• Ser realista com a expectativa do resultado e com sua autoimagem;
• Ser sincero nas consultas com seu cirurgião plástico;
• Estar disposto a seguir as recomendações do seu cirurgião plástico antes e depois do procedimento.

Relação entre cirurgião plástico e paciente

É fundamental se consultar com um cirurgião plástico membro da SBCP, pois ele passou por especialização, provas de título e está sob um código de ética que prioriza a saúde e as boas práticas.

Ao se consultar, é necessário que sinta confiança em seu médico e seja totalmente sincero, relatando qualquer problema de saúde, alergias e uso de medicamentos, por exemplo.

O cirurgião plástico irá explicar todos os passos, tirar todas as dúvidas do que deve ser feito e do que pode acontecer antes, durante e depois da cirurgia e, principalmente, alinhar as suas expectativas à realidade do resultado.

A lipoaspiração tem risco?

Qualquer procedimento possui risco, e com a lipoaspiração não é diferente. Mas, além de ser uma das mais realizadas no país, esta cirurgia conta com técnicas avançadas e seguras. Para minimizar riscos, é necessário que o médico escolhido seja cirurgião plástico e membro da SBCP, que irá escolher um centro médico equipado e que segue os padrões de higiene adotados pela Anvisa.

A decisão de se submeter a uma lipoaspiração é pessoal. Depois de esclarecer todas as dúvidas e pensar nos prós e contras com o cirurgião plástico, você é o único que conviverá com o resultado. Por isso, não deve ceder a pressões de amigos, família e nem se comparar a artistas e padrões irreais.

Publicações relacionadas