Primeiro passo para uma cirurgia plástica segura: a escolha do médico

A cirurgia plástica, seja ela cosmética ou reparadora, é o sonho de muita gente. Muitas vezes, são anos de expectativa e preparo para realizar o tão sonhado procedimento. Porém, o desejo de melhorar a autoestima precisa estar cercado de alguns cuidados que deixarão a experiência inesquecível.

O primeiro e fundamental passo é encontrar um médico cirurgião plástico.

Por que procurar um cirurgião plástico?

O cirurgião plástico é o médico especialista apto a tratar patologias e deformações resultantes de problemas congênitos, queimaduras ou outros traumas, além de procedimentos e cirurgias cosméticas, como lipoaspiração e implante de silicone.

Para tornar-se especialista, após sua formação em Medicina, o médico precisa completar treinamento em cirurgia de no mínimo cinco anos, sendo três de deles em cirurgia plástica e estar treinado e apto para realizar todo tipo de cirurgia plástica. Além disso, o cirurgião plástico está sob código de ética e só opera em instalações médicas credenciadas que seguem os protocolos de segurança hospitalar.

É fundamental que o cirurgião plástico escolhido seja um membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). A SBCP tem como seu propósito promover a saúde da população e uma educação continuada para seus associados. Para ser um membro da SBCP, o médico precisa ter:

  • Especialização de dois anos em cirurgia geral;
  • Três anos de cirurgia plástica em serviço credenciado pela SBCP e/ou MEC;
  • Prestar e ser aprovado em prova escrita e oral, para então se tornar membro especialista em cirurgia plástica.

Como saber se o cirurgião plástico faz parte da SBCP

Uma simples, mas importante, consulta indica se o médico escolhido faz parte da SBCP e, assim, é um cirurgião plástico credenciado e avalizado pela Sociedade. Acesse o site www2.cirurgiaplastica.org.br, clique em Encontre um cirurgião. Na próxima página, preencha o nome, clique em Especialista, escolha o estado e depois clique em Buscar. Assista ao vídeo e veja como é fácil.

Com este primeiro e importante passo, o paciente terá a segurança de se consultar com especialista capacitado.

Publicações relacionadas