A função da cirurgia plástica na cirurgia de mão

A cirurgia plástica é popularmente associada à cosmética. A especialidade está, sim, avançada com técnicas para melhorar a autoestima dos pacientes com resultados saudáveis e positivos. Mas a cirurgia plástica é um campo vasto que atua também em traumas e deformidades, devolvendo funcionalidade e qualidade de vida. Um exemplo é a cirurgia de mão.

Algumas deformidades nas mãos causam dores, limitam força e funcionalidade de dedos e até dos punhos. A cirurgia plástica atua visando a restaurar, próximo à normalidade, a função de mão e dedos perdida devido a ferimentos, traumas ou anomalias.

Exemplos de doenças e síndromes atendidas pelo cirurgião plástico

  • Contratura de Dupuytren

É uma doença que afeta mais os homens e que causa um espaçamento na palma das mãos por causa do surgimento de um tecido cicatricial, ou seja, com aparência de cicatriz. Esse tecido deforma a palma e pode atingir os dedos, deixando geralmente um deles dobrado. A Contratura de Dupuytren limita movimentos, causa desconforto e dores.

  • Síndrome do Túnel do Carpo

A Síndrome do Túnel do Carpo é causada por uma pressão no nervo mediano no punho ou no túnel do carpo. A principal causa dessa síndrome é o esforço repetitivo, como digitar, mas retenção de líquidos durante a gravidez, lesão do nervo no túnel do carpo ou artrite reumatoide são outras indicações. Dentre os principais sintomas estão a sensação de formigamento, dor, fraqueza ao segurar objetos e fazer tarefas simples, como pregar um botão, e dormência.

  • Artrite Reumatoide

Incapacitante, a artrite reumatoide é crônica e ataca os revestimentos das articulações, provocando inflamação. Essa doença pode atingir qualquer articulação do corpo, como pé e mão, que, se atingida, pode sofrer deformação.

Tenho os sintomas, significa que vou operar?

Ser diagnosticado com alguma das doenças explicitadas acima não significa que o próximo passo do tratamento é a cirurgia de mão. Antes de tudo, é preciso que o paciente se consulte com um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira da Cirurgia Plástica (SBCP). O especialista é o profissional apto a avaliar a necessidade de cirurgia, suas condições de saúde e suas expectativas com o resultado do procedimento.

É preciso que o paciente seja sincero com o médico, converse com o cirurgião plástico e tire suas dúvidas. O especialista irá auxiliar em cada passo mostrando tudo o que envolve a cirurgia, seus benefícios e riscos.

Nos casos em que a cirurgia plástica é recomendada, o paciente deve estar atento e seguir todas as recomendações médicas para o pré e o pós-operatório. O sucesso do resultado é um trabalho em equipe.

Ainda não sabe se o cirurgião plástico é membro da SBCP? Confira o vídeo e veja como é fácil consultar:

Publicações relacionadas