Quando fazer a mentoplastia?

Popularmente conhecida como cirurgia de queixo, a mentoplastia tem o objetivo de remodelar o queixo (mento). O procedimento usa implantes ou o próprio osso.

Existem três tipos de cirugia: a mentoplastia de aumento, a mentoplastia de redução ou redutora e a mentoplastia de correção de assimetria.

A mentoplastia de aumento é indicada para os casos de macrogenia, ou seja, quando o queixo está muito projetado para a frente. Já a microgenia é o inverso, quando o queixo é muito pequeno, e usa-se a técnica de mentoplastia de redução. E a assimetria é a desproporcionalidade entre os lados do queixo.

Muitas vezes, o paciente reclama de outros aspectos do rosto, como o nariz, quando na verdade o desequilíbrio nesta harmonia é causado pelo queixo. Por isso, é importante procurar um cirurgião plástico de confiança para apresentar suas dúvidas, pois ele é o único capaz de avaliar a proporcionalidade da face e o melhor procedimento a ser realizado.

A cirurgia de queixo é indicada para pacientes acima de 18 anos, pois se rosto já está totalmente desenvolvido.

Em alguns casos assimetria e microgenia, é possível realizar o preenchimento facial com bioestimuladores ou ácido hialurônico, por exemplo. Mas é preciso estar atento que esse procedimento é temporário.

O melhor caminho é conversar com o cirurgião plástico para que possa escolher o procedimento que mais atenda a suas expectativas e lembrar que a decisão é somente sua, sem pressão de amigos, familiares ou de padrões inatingíveis.

Publicações relacionadas