É possível corrigir cicatriz

A cicatriz é resultado de uma ferida cicatrizada, sendo ela cirurgia ou lesão. A aparência da cicatriz é imprevisível, podendo ficar mais evidente ou não. Mas há vários tratamentos à disposição que são utilizados de acordo com o tipo de cicatriz e como ela cicatrizou. Dentre eles, estão os procedimentos minimamente invasivos, os tratamentos tópicos bem simples e até a revisão cirúrgica com técnicas mais avançadas.

A correção tem o objetivo de uniformizar o tom e a textura da pele, com finalidade estética, ou melhorar a má cicatrização de uma cicatriz após o fechamento da ferida. Mas é importante estar atendo que a cicatriz não pode ser completamente apagada, apenas minimizada.

Os mais conhecidos tipos de cicatriz são:

Queloides: podem ser dolorosas e, também, podem enrugar. Elas se estendem para além das bordas de uma ferida, podendo ocorrer em qualquer parte do corpo, mas geralmente desenvolvem-se onde há pouco tecido encoberto de gordura, como na face, no peito e nos ombros.

Descoloração, irregularidades da superfície e cicatrizes sutis, com as de acne: este tipo de cicatriz não causa desconforto físico ou prejudica a função de membro. O cirurgião plástico indicará cirurgia ou outro tipo de tratamento para melhorar esteticamente a aparência da cicatriz.

Cicatrizes hipertróficas: são aglomerados espessos de tecido cicatricial que se desenvolvem diretamente no local da cicatrização. Estas cicatrizes são, na maioria das vezes, altas, vermelhas e/ou desconfortáveis, e podem se tornar maiores ao longo do tempo. Elas podem ser hiperpigmentadas (de cor mais escura) ou hipopigmentadas (de cor mais clara).

Contraturas: cicatrizes que restringem o movimento devido à junção da pele e do tecido subjacente durante a cicatrização devido à perda considerável de tecido, como após uma queimadura, ou quando a ferida se junta com a articulação e também restringe o movimento dos dedos, cotovelos, joelhos e pescoço, por exemplo.

O cirurgião plástico irá definir o melhor procedimento de acordo com o tipo de cicatriz do paciente.

Publicações relacionadas