Dedos adicionais nas mãos e pés: conheça mais sobre polidactilia

Polidactilia é quando há presença de dedos extras nas mãos e pés. Esta condição é uma deformidade genética, desenvolvida ainda no útero, e que pode ser apenas um dedo, mais de um ou apenas parte dele.

Como esta condição acontece?

A polidactilia pode ser devido a uma alteração genética. Assim, há famílias em que vários membros possuem dedos extras.

Já diabetes na mãe e uso de alguns medicamentos, por exemplo, na fase do desenvolvimento das mãos e dos pés, também podem causar essa alteração.

Quais são os sintomas?

Não há dor ou manchas, a polidactilia se manifesta justamente pelos dedos extras.

Ela é classificada pelo local de seu surgimento. Por exemplo, quando estão próximo ao polegar, é chamada de pré-axial. No meio da mão ou dos pés, é a polidactilia central. A mais comum, pós-axial, é quando o dedo extra aparece junto ao dedo mindinho.

Esses dedos extras podem ser apenas compostos por pele ou ser formados, com articulações e ossos.

Existe tratamento para polidactilia?

O tratamento é a cirurgia, que pode ser feita em crianças e adultos. O responsável pela criança, ou o adulto, que deseja corrigir a polidactilia deve procurar um cirurgião plástico de sua confiança para que ele avalie as condições de saúde do paciente para que possa indicar ou não a cirurgia.

A cirurgia pode ser realizada tanto quando o dedo extra é formado só por pele quando este tiver articulação e ossos. O cirurgião plástico pedirá os exames complementares necessários para que a cirurgia seja realizada com o máximo de segurança.

A maioria dos pacientes pode levar uma vida normal sem apresentar problemas de funcionalidade. Pode ser necessário fazer ajustes para melhor adaptação, como uso de calçados apropriados. Nestes casos, cirurgia pode ser indicada para quem deseja melhorar a autoestima e o bem-estar.

Lembre-se que a decisão por qualquer cirurgia é pessoal ou pensada somente pelos responsáveis que decidem o que é melhor para os seus pequenos. Não se deve fazer intervenções por busca de padrão ou pressão de terceiros. Converse com um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileiro de Cirurgia Plástica e decida o que é melhor para você.

Publicações relacionadas