Os principais tipos de câncer de pele

O câncer de pele é o mais frequente entre os brasileiros. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são registrados aproximadamente 185 mil novos casos por ano. Por isso, é sempre bom estar atento ao próprio corpo: sinais, manchas, pintas que surgiram de repente podem até ser lesões benignas, mas só o médico poderá avaliar.

Há alguns tipos de câncer de pele, mas os três principais são:

Carcinoma basocelular (CBC): é o mais comum e tem baixa letalidade, principalmente se for detectado cedo. Este tumor atinge as regiões mais exposta ao sol, como rosto, orelhas, costas, ombros, pescoço e couro cabeludo.

Carcinoma espinocelular (CEC): segundo mais frequente, ele também se desenvolve mais nas áreas expostas ao sol, como rosto, orelhas e costas, mas pode surgir em qualquer parte do corpo. O CEC é duas vezes mais frequente em homens do que em mulheres.

Melanoma: ele é o menos frequente, mas é o mais “famoso” por ter o pior prognóstico e o mais alto índice de mortalidade. As lesões podem surgir em áreas difíceis de serem visualizadas pelo paciente, embora sejam mais comuns nas pernas, em mulheres; nos troncos, em homens; e pescoço e rosto em ambos os sexos.

Publicações relacionadas