Conheça a primeira cirurgiã plástica da história

Em um ambiente predominantemente masculino, a francesa Suzane Noël fez história na cirurgia plástica. Conhecida por sua técnica eficiente de lifting facial, Noël consolidou sua carreira entre os anos de 1916 e 1950.

Durante a Primeira Guerra Mundial, Suzanne Noël aperfeiçoou suas técnicas de cirurgias faciais ao tratar soldados feridos. Como a maioria dos hospitais não tinha interesse em ter uma médica especializada apenas em cirurgias estéticas, Noël fundou uma clínica em sua própria casa. Até então, sua prática se limitava às pequenas cirurgias.

A técnica de “pequena operação” criada por Suzanne Noël, que consistia em pequenas incisões invisíveis ao longo da linha do cabelo, tornou a cirurgiã conhecida mundialmente por atrair pessoas renomadas para sua clínica. No início da Segunda Guerra Mundial, desistiu de seu consultório particular e mudou-se para Paris, onde começou a fazer cirurgias mais ousadas.

Suzanne Noël é a fundadora da Soroptimista Internacional da Europa (SIE), organização mundial de serviço voluntário para mulheres que trabalham pela paz e, em especial, para melhorar a vida de mulheres e meninas. Noël foi premiada com a Legião de Honra do Ministério das Relações Exteriores por ser uma “médica de habilidade incomum”. Este foi um trampolim para todas as mulheres cirurgiãs. Ela acreditava que toda mulher deveria ser capaz de escolher seu próprio destino como bem entendesse.

Este texto foi originalmente publicado no perfil @plasticaevc.

Publicações relacionadas