A rinoplastia além da estética

O tamanho e o formato do nariz são dois tópicos que levam muitos pacientes a consultórios procurando procedimentos para melhorar a aparência, adequando as expectativas à realidade que pode ser alcançada.

Ao indicar a rinoplastia, o nome dado a este tipo de cirurgia, o cirurgião plástico vai avaliar o nariz para que ele fique proporcional ao rosto. Então, é possível que sejam corrigidos o tamanho do nariz, a largura do dorso nasal, a sua ponta e a assimetria.

Mas a rinoplastia também pode ser indicada para quando se trata de algum problema de saúde ou recuperar funções após traumas, é a chamada rinoplastia funcional. Geralmente, este tipo de cirurgia associa a estética à correção do desenvolvimento incorreto das estruturas nasais, como o desvio de septo, e de doenças respiratórias.

A abordagem cirúrgica varia de acordo com essas características e necessidades. Por exemplo: em alguns casos, é preciso trabalhar somente nas estruturas cartilaginosas e na ponta do nariz. Já para outros, é necessário raspagem do seu dorso. Algumas situações podem necessitar da fratura dos ossos nasais para atingir o melhor resultado.

Por isso, uma conversa sincera com médico cirurgião plástico para expor todos as expectativas a partir da rinoplastia, sejam elas estéticas ou funcionais, é fundamental. A partir daí, juntos, será possível alinhar desejos e realidades para um resultado satisfatório.